terça-feira, 30 de março de 2010

Teatro Grego

Os Teatros Gregos eram muito interessante e tinham aspectos um tanto curiosos. Você sabia, por exemplo, que o teatro surgiu a partir da evolução de cerimônias gregas que eram realizadas para homenagear os deuses?
Uma das características que mais me chamou atenção foi o fato desses teatros terem sido construídos ao ar livre, e logicamente não havia microfones ou caixas de som para que os atores falassem mais alto. Porém, mesmo com o teatro lotado, até mesmo as pessoas na última fileira conseguiam escutar muito bem o que os atores falavam.
Aqui vai um desafio: Como a acústica, isto é, a propagação do som era tão boa se os teatros eram construídos ao ar livre?
Espero que alguem consiga responder a essa pergunta!



Essa imagem mostra como era um teatro grego e de quais partes ele era constituído.

por: Juliana P. Martins. 1º Ano "A".

10 comentários:

  1. Os gregos perceberam que, a cada vez que a distância entre a fonte sonora e o ouvinte dobra, o volume cai bastante (6dB), o que é a base da Lei dos Inversos dos Quadrados . Então, descobriram que a solução era diminuir a distância entre os ouvintes e a fonte sonora! E a forma que eles encontraram para fazer isso foi fazendo o público estar situado em degraus, de forma que a distância entre o último ouvinte e a fonte sonora não fosse muito maior que a distância entre a fonte sonora e o primeiro ouvinte.Outra grande vantagem é que, nesta disposição em degraus, cada pessoa tinha caminho livre entre o palco e seus ouvidos. Não havia barreiras, impedimentos e outros, que pudessem atrapalhar a propagação do som.

    ResponderExcluir
  2. Gente, estou adorando as postagens e os comentários. Parabéns pela pesquisa. Insistam para que os alunos possam ler e comentar. Motivem!
    Parabéns e um abraço1!

    ResponderExcluir
  3. O segredo para a sonoplastia perfeita eram as arquibancadas em forma de degraus, que fazia com que até o publico sentado na ultima fileira pudesse ouvir perfeitamente a peça.

    ResponderExcluir
  4. Na verdade, o segredo para uma sonoplastia perfeita não estava só na inclinação do terreno, mas também nas fileiras compostas por pedra calcária que funcionavam comco um "filtro" acústico abafando barulhos de baixa frequência e refletindo os sons de alta frequência dos artistas no palco em direção ao público, levando as vozes dos atores até o fundo do teatro.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. resumindo as respostas, o que ajudava na sonoplastia era a inclinaçao do terreno, a forma arredondada e a pedra calcária que que servia como um "stúdio" abafando os sons externos.

    ResponderExcluir
  7. Tava olhando que naquele período um dos grandes acontecimentos do ano para os gregos era a ida ao teatro. A peça era apresentada somente uma vez e a população se dirigia ao teatro com o nascer do sol.Um grande evento que exigia grandes teatros e portanto, uma forma , sem a tecnologia atual,para que todos pudessem prestigiar !
    Nara Brasil

    ResponderExcluir
  8. nessas peças, era aberto para todos, os apenas para os nobres?

    ResponderExcluir
  9. Pela forma da disposição dos degraus, a distância entre o último ouvinte e a fonte sonora não era muito maior que a distância entre a fonte sonora e o primeiro ouvinte. Não havia barreiras que pudessem atrapalhar a propagação do som. Sua formação de pedra calcária também ajudava no reflexo do som vindo dos atores em direção ao público.

    ResponderExcluir
  10. Acho muito interessante a forma dos anfiteatros gregos. Eram meticulosamente planejados para dar uma boa acústica, portanto, uma pessoa na última fileira tanto poderia ver, como ouvir muito bem.
    Lucas Mello

    ResponderExcluir