domingo, 11 de abril de 2010

Comédias Gregas.

Olá pessoal !
A origem da comédia é a mesma da tragédia: as festas ao Deus Dionisío.A comédia era considerada um gênero literário menor antigamente, pois o júri que apreciava a tragédia era nobre, enquanto o da comédia era escolhido entre as pessoas da plateia.A temática também diferia nos dois gêneros. A tragédia contava histórias de deuses e heróis enquanto a comédia falava de homens comuns.A encenação da comédia era dividida em duas partes com um intervalo.No intervalo o coro retirava as máscaras e falava diretamente com o público para definir uma conclusão da primeira parte. Aristófanes considerado o maior autor da comédia antiga, escreveu mais de 40 peças das quais conhecemos apenas 11, entre elas : "As vespas", "As nuvens","Assembleias de mulheres" e entre outras.

Com base nas informações sobre a diferença da comédia e tragédia, vocês sabem diferenciar a comédia de antigamente dos dias atuais ?

Kalen França, 1 º A.

4 comentários:

  1. A importância da comédia era a possibilidade democrática de sátira a todo tipo de ideia, inicialmente política e assim como hoje, todos eram alvos das críticas da comédia: governantes, nobres e até Deuses.
    Hoje a comédia encontra grande espaço e importância enquanto forma de manifestação crítica em qualquer área: política, social ou econômica.
    Assim, não há grande distinção entre a importância artística da tragédia (drama) ou da comédia.

    ResponderExcluir
  2. pra mim, nao tem bem uma diferença, ambas fazem humor, criticando algo, seja um mau habito, uma crise, o que for, e nisso, elas se igualam :] ana clara.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com Clara, mas acho que tem um ponto principal que as diferem. A comédia atual, é baseada em atos humanos do cotidiano, apenas visando fazer graça, consequentemente, também criticando, porém a comédia antiga visava apenas criticar e "corrigir" a sociedade através de um meio atrativo, o riso!
    Lucas Mello

    ResponderExcluir
  4. Na verdade não faz muita diferença,mas é como Lucas falou,antigamente usava-se a comédia para criticar e tentar corrigir os erros da sociedade. Já nos dias atuais, a comédia são fatos engraçados que acontecem geralmente no cotidiano, podendo as vezes criticar,mas nem todos percebem como as pessoas percebiam na comédia de antigamente.

    ResponderExcluir