terça-feira, 27 de abril de 2010


A junção da religiao com o drama (teatro) já havia sido feita na China, Índia, México e outras terras. Porém, nesses locais, ao contrário do Brasil, já havia uma produção teatral.
A Companhia de Jesus impunha aos seus missionários o aprendizado da língua da terra onde estivessem em missão. Assim, em pouco tempo os jesuítas aprendiam as línguas indígenas e ensinavam aos índios o português e o espanhol.

Inicialmente, encenavam-se autos e peças religiosas trazidas de Portugal, porém logo deu-se início a uma produção dramaturgica local. Movidos mais pelo espírito missionário do que pelo desejo de reconhecimento artístico, boa parte dessas obras não era assinada, e pouco cuidado se dedicava à sua conservação. Porisso, o que nos chegou desse período foram uns poucos manuscritos, atribuídos ao padre José de Anchieta, e duas cartas do padre Fernão Cardim, datadas de 1590. Nessas cartas há descrições detalhadas de inúmeras apresentações teatrais na Bahia, Pernambuco, Espírito Santo, Rio de Janeiro e outros locais, tendo como platéias não só os indígenas e os colonos como também as famílias que aqui iam se constituindo e as autoridades políticas e religiosas. Esses relatos surpreendem por descreverem encenações extremamente sofisticadas para a época e condições em que aconteciam, envolvendo grande número de participantes, cenários, instrumentos musicais, fogos de artifício, etc. Num! !relatório de atividades enviado aos superiores da Companhia de Jesus, um outro padre narra a grande comoção que essas encenações causavam no público.

postado por: Rayan Paredes

2 comentários:

  1. Muito bem, gente. Agora, é importante que indiquem a fonte de pesquisa, para não ser injusto com quem pesquisou e escreveu sobre o assunto, ok?
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. O Teatro Jesuíta e o trabalho da Companhia de Jesus eram de fato muito interessantes, afinal de conta, mesmo sem ter inteções artísticas, o Teatro Jesuíta marcou sem dúvida o teatro Brasileiro.

    JULIANA P.

    ResponderExcluir