terça-feira, 11 de maio de 2010

Na aula de hoje fizemos o estudo de uma parte do livro "o noviço" de uma forma diferente, alguns alunos interpretaram os personagens das cenas II e III, na próxima semana serão as cenas V e VI.
No dia 31/05, está proposto de irmos assistir a peça "O noviço" no teatro Ariano suassuna às 14:00. O valor ainda será dito.

PERGUNTA:

• Desde as primeiras cenas da peça, dá pra perceber que Martins Pena critica algo, o que ele critica?

Pra facilitar sia resposta, coloquei o link de um video que fala sobre essa critica do autor.
http://www.youtube.com/watch?v=f378oRtInDM&feature=related


fui...

Postado por: Rayan Paredes

8 comentários:

  1. Eu achei muito interessante, as cenas do livro sendo interpretadas pelos alunos. A história do livro é muito legal, achei muito interessante as partes em que o marido mostra todo o seu interesse no dinheiro da sua mulher e não na própria mulher, o interesse apenas no dinheiro e não no casamento. Foi muito legal.

    ResponderExcluir
  2. Podemos observar o interesse de Ambrósio na herança deixada pelo primeiro marido de Florência, e não na sua mulher. Também podemos perceber que Ambrósio não está satisfeito com o dinheiro que já tem, ele quer ainda mais dinheiro, então ele fez a cabeça de Florência para que sua filha, Emília fosse freira, e até o pequeno Juca estava sendo vítima desse golpe de Ambrósio...

    ResponderExcluir
  3. ele critica na minha opiniao, duas coisas, o interesse do homem nao se importando, com casamento com nada, ele so se interessa pelo dinheiro, e tambem a ingenuidade da mulher, em nao perceber tal interesse, pra mim, foram as criticas mais fortes, ao menos nesse capitulos.

    ResponderExcluir
  4. Nessas primeiras cenas ele está tentandop mostrar o interece de certos homens na época e também fala da ingenuidade das mulheres em relação aos seus maridos, como elas são influenciadas.

    ResponderExcluir
  5. O interesse egoista de Ambrosio em ficar com toda a herança, e para que isso aconteça ele manda Juca e Emilia para o seminário e convento (respectivamente) contra a vontade dos dois, para que eles não se casem e ele fique com a herança completa, dando ênfase ao egoismo de Ambrosio, caracteristica de muita gente hoje em dia.

    Isabelle Sousa - 1 ano A

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Na minha opinião, além de criticar a sociedade interesseira e ambiciosa interpretada por Ambrósio e a ingenuidade e descaso das pessoas diante de situações como as vividas por Emília, critica também o regime do patronato, em que se exerce uma profissão sem que tenha aptidão ou goste. É o caso de Carlos, que vai para o seminário contra sua vontade, pois o que ele queria mesmo é ser militar

    Mariana Ramos - 1 ano A

    ResponderExcluir
  8. Em minha opinião, a crítica de Martins Pena, é como era o casamento antigamente. As pessoas se casavam não por amor, mas por dinheiro. Um personagem que mostra isso é Ambrósio que tenta tomar toda herança de Florência, e para isso faz de tudo, só não consegue porque sua ex-mulher conta a verdade a Carlos (sobrinho de Florência).

    ResponderExcluir