sábado, 21 de agosto de 2010

Cecília Meireles (1901 - 1964)

E ai, galera!

Bem, hoje vou falar um pouco sobre essa grande poetisa.

Biografia:

Cecília Benevides de Carvalho Meireles nasceu a 7 de novembro de 1901, no Rio de Janeiro. Órfã de pai e mãe desde os três anos de idade foi criada pela avó materna. Formou-se em 1917 na Escola Normal de sua cidade natal, passando a dedicar-se ao magistério primário.
Organizou a primeira biblioteca infantil do país e publicou seu primeiro livro "Espectros" em 1919. A partir de 1922, passou a integrar a ala católica do movimento modernista. A partir da década de 30 começou a leciona literatura brasileira em diversas universidades.
Em 1935, o suicídio do marido a forçou a ampliar suas atividades de professora e jornalista, para educar as filhas. Alcança a maturidade como poeta em 1938 com a publicação de "Viagem", premiado pela Academia Brasileira de Letras.
Depois de casar-se novamente, inicia-se um período de intensa atividade profissional e literária, e de freqüentes viagens ao exterior. Em 1953, após anos de minuciosa pesquisa histórica, publica o "Romanceiro da Inconfidência". Cecília Meireles morreu a 9 de novembro de 1964, no Rio de Janeiro.


Aqui vai uma das suas belíssimas poesias:

Meu Sonho

Parei as águas do meu sonho
para teu rosto se mirar.
Mas só a sombra dos meus olhos
ficou por cima, a procurar...
Os pássaros da madrugada
não têm coragem de cantar,
vendo o meu sonho interminável
e a esperança do meu olhar.
Procurei-te em vão pela terra,
perto do céu, por sobre o mar.
Se não chegas nem pelo sonho,
por que insisto em te imaginar?
Quando vierem fechar meus olhos,
talvez não se deixem fechar.
Talvez pensem que o tempo volta,
e que vens, se o tempo voltar.


Bem, foi muito bom falar um pouquinho dessa grande mulher.

Até a próxima ,pessoal! Abração!

Por: Mateus V.

4 comentários:

  1. Muito bem, gente.
    Gostaria de avisar a todos que postei no meu blog récitas de poemas de Mário Quintana, que podem, inclusive, servir de modelo para o trabalho de vocês. Quem quiser gravar a leitura de seus poemas, pode fazer semelhante ao que os atores fazem no vídeo que postei, ok?
    Façam a visita e comentem!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Cecília foi uma grande poetisa! Gosto muito dos poemas dela. Muito bom esse seu poema, também retrata da morte de uma maneira eufemista (como fez fernando pessoa) e mostra a busca do impossível como uma meta de vida.

    Lucas Mello

    ResponderExcluir
  3. muito bom o poema, Cecilia meireles é uma grande poetisa...o poema que mais gosto dela é "retrato"

    "Eu não tinha este rosto de hoje,
    assim calmo, assim triste, assim magro,
    nem estes olhos tão vazios, nem o lábio amargo.
    Eu não tinha estas mãos sem força,
    tão paradas e frias e mortas;
    eu não tinha este coração que nem se mostra.
    Eu não dei por esta mudança,
    tão simples, tão certa, tão fácil:
    Em que espelho ficou perdida a minha face?"

    ResponderExcluir
  4. Como não prestigiar essa grande poetisa, colaboradora de grande parte na nossa literatura.
    Ela com suas poesias contagiantes, que nos leva a um universo quase perdido no tempo...
    Grande escritora.

    ResponderExcluir