quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

2° comentário.

Oi Pessoal!

Como Juliana disse no post anterior, postaremos aqui alguns comentários do poema escolhido de alguns alunos. Hoje o comentário é da aluna Nara Brasil do Amaral, o poema adotado por ela foi: Soneto de Separação, de Vinicius de Morais. O poema segue abaixo:


SONETO DE SEPARAÇÃO
Vinicius de Morais
De repente do riso fez-se o pranto
Silencioso e branco como a bruma
E das bocas unidas fez-se espumas
E das mãos espalmadas fez-se o espanto.

De repente da calma fez-se o vento
Que dos olhos desfez a última chama
E da paixão fez-se o pressentimento
E do momento imóvel fez-se o drama.

De repente, não mais do que de repente
Fez-se de triste o que se fez amante
E de sozinho o que se fez contente.

Fez-se do amigo prócimo o distante
Fez-se da vida uma aventura errante
De repente, não mais do que de repente.

Comentário: “Soneto de separação” é um ótimo poema por descrever fatos que acontecem no cotidiano de vários casais: a separação. Direto, mas delicado Vinicius de Morais mostra a mais pura realidade do que acontece quando o laço de amor entre um homem e uma mulher se rompe. Pranto, espanto, pressentimento, drama e distância, são palavras fatais para um relacionamento amoroso entre duas pessoas acabar e são exatamente as palavras que o poema guarda. Não só lembrando esses fatos morais, ainda passa os sentimentos tristes, perturbantes e melancólicos que parece cobrir toda a alegria-que antes se tinha- do casal. Por fim, digo que o poema “Soneto de Separação” não está apenas nos versos que o formam, mas na realidade de várias pessoas que sofrem ou já sofreram de amor.

- Nara Brasil do Amaral 1° A.

O comentário da nossa amiga foi ótimo em? E ainda irão vir mais...
Beijocas :*

Por: Kalen França – 1° A.

4 comentários:

  1. é concordo com Nára,esse poema relata realmente a realidade de alguns casais ou até mesmo de pessoas solteiras que sofrem por amor. O poeta mostra como nossa alma e no nosso coração fica quando se perde um amor e ao mesmo tempo ele mostra os momentos felizes que passaram,mas que por algum motivo a tristeza foi mais forte e venceu. Cynára Liane -1° ano A

    ResponderExcluir
  2. Concordo com Cynára. O poema escolhido por Nara é um bom poema, e aborda um tema bem comum ultimamente entre os casais: a questão da separação. Também, foi muito bem recitado por Nara. Lucas Mello - 1º ano A

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Nara...ótimo poema que se trata de um assunto bem comum na realidade!

    ResponderExcluir
  4. Realmente Nára e Cynara, eu acho esse poema muito bonito porque ele relata, mesmo em poucas palavras, como o amor pode ser uma confusão e uma chama que parece ser grande e forte já está a se apagar!
    Valeu Nara, esse poema é lindo

    ResponderExcluir