domingo, 11 de abril de 2010

Comédias Gregas

As Comédias Gregas tinham como objetivos, além de divertir a população, sobretudo criticar o governo, aspectos da sociedade e as classes mais altas de forma criativa e divertida. A sátira era muito presente nessa demonstração artística. Aproveitando o post para responder à uma pergunta feita pela aluna Ana Clara, as comédias gregas eram dirigidas a platéias helenísticas de classe média e não a toda a população, até porque na Grécia Antiga os escravos não tinham direitos e até o governo de Péricles, grande parte da população era excluída de direitos e privilégios sociais.

O conceito de comédia hoje em dia não é o mesmo, porém, há formas de comédia que mantêm o objetivo das comédias gregas, isto é, têm como objetivo a crítica e a satirização da política, da sociedade e do cotidiano. Com base nessas informações, aqui vai mais um desafio:

Cite exemplos de comédias atuais que apresentam essa crítica a sociedade e a política de forma inteligente.


por Juliana Pires Martins. 1º Ano "A".

3 comentários:

  1. tipo, nos dias de hoja sao alguns programas de televisao, criticam a politica, sociedade....de uma maneira inteligente são eles: CQC, PÂNICO ESTRE OUTROS.

    ResponderExcluir
  2. Uma boa comédia que pode servir como resposta é a própria peça 7 minutos que vimos na aula de Literatura. Ela critica, por meio do humor, a falta de cosideração do público para com o Teatro e seus praticantes.
    Lucas Mello

    ResponderExcluir
  3. Concordo com Lucas, a peça 7 minutos é um ótimo exemplo.Ela interage com a pláteia de forma que eles se interessem,participem e percebam seus erros mostrados pelos atores de uma maneira engraçada.

    ResponderExcluir