quinta-feira, 15 de abril de 2010

Curiosidade da comédia grega!

A comédia grega passou a integrar as grandes Dionísias em 488 a.C., tendo um reconhecimento meio século depois da tragédia grega. No ano de 440 a.C. a comédia foi nas Leneias, outro festival em honra à Dionísio no inverno. Na comédia o coro assumia uma importância maior do que na tragédia e verificava-se uma maior interatividade com o público, devido ao diálogo com os tais.

Da comédia antiga apenas sobreviveram os trabalhos de Aristófanes, que se inspiram na vida de Atenas e que se caracterizam pela crítica aos governantes (Os Cavaleiros e Arcanenses), à educação dos sofistas e à guerra. Um dos políticos mais criticado por Aristófanes foi Cléo, que teria levado Aristófanes aos tribunais por se sentir ofendido.

A comédia nova desenvolveu-se a partir da morte de Alexandre Magno em 323 a.C. até 260 a.C. Teve em Menandro o seu principal representante. A política já não era um dos temas explorados, preferindo-se enredos que giravam em torno de identidades falsa, intrigas familiares e amorosas.

Porque Aristófanes criticava tanto Cléon?

Por: Gabriel Holanda/1º

Nenhum comentário:

Postar um comentário