Olá galera, esse é o nosso blog de literatura. Aqui postaremos vídeos, fotos, textos, poemas e muito mais a respeito do que está sendo estudado em sala! Não deixem de visitar e não se esqueçam de comentar e dar sugestões.
sexta-feira, 2 de abril de 2010
Medeia
Medeia(tragédias grega)
Foi uma peça escrita por Eurìpedes, um dos maiores poetas trágicos grego.
Nela foi apresentado o retrato psicológico de uma mulher carregada de amor e ódio a um só tempo. Medéia representa um novo tipo de personagem na tragédia grega, como esposa repudiada e estrangeira perseguida, ela se rebela contra o mundo que a rodeia, rejeitando conformismo tradicional. Tomada de fúria terrível, mata os filhos que teve com o marido, para vingar-se dele e automodificar-se. É vista como uma das figuras femininas mais impressionantes da dramaturgia universal.
Essa peça ficou conhecida mundialmente!Vocês sabiam que Paulo Pontes, uma das maiores figuras do teatro brasileiro, escreveu juntamente com Chico Buarque e com inspiração de Oduvaldo Viana Filho uma adaptção da peça "Medeia"? Eu pergunto à vocês: Como se chamava essa peça?E qual é a diferença com a peça original "Medeia"?
Por: Gabriel Holanda
Assinar:
Postar comentários (Atom)
a tragédia "Medéia", conta a hostoria de uma mulher que é abandonada por seu marido,que lhe abandona para viver um romance; daí medéia decide se vingar do marido. Tanta era a raiva dela que ela não polpou os filhos do casal.
ResponderExcluiré uma tragedia muito interessante.
Essa peça é muito interessante. Muitas dessas peças giram em torno de vinganças. Estou gostando muito desse assunto, pois ele está nos mostrando muitas coisas novas.
ResponderExcluirOs atores usavam máscaras de linho enrijecido. E a peça era julgada pelos jurados que viam toda a peça.Ainda não consegui ver a adaptação de Medeia, mas gostaria muito de ver a diferença.
ResponderExcluirAcho esse tipo de peça muito interessante. Na maioria das vezes o homem na antiguidade detinha um espaço maior tanto socialmente como politicamente enquanto a mulher ficava a margem e excluida das decisões.A personagem Medeia mostra o outro lado da mulher, o não submisso, seu conflitos, angustias e sofrimentos o que é bem intrigante.
ResponderExcluirEscrito por Nara Brasil
ah, as boas e velhas tragédias gregas, sempre interessantes, não é a toa que vários psicológos já se basearam nelas para a criação de complexos, como no caso de Édipo.
ResponderExcluir-Lucas Freitas
Gostei muito das tragédias gregas. A estrutura muito diferente da que nos estamos acostumados (como a presença de um coro e os personagens usando mascaras) nos deixa curiosos para assistir a alguma dessas peças. Gostaria de ver Medéia e Édipo.
ResponderExcluirLucas Mello
A adaptação se chama "Gota d'Água". "Medeia" é uma peça trágica grega, onde uma mulher é abandonada por seu marido e resolve vingar-se dele, porém, Chico Buarque e Paulo Pontes a adaptaram para "Gota d'Água" como forma de expressão da resistência democrática durante a ditadura militar no Brasil. Foi uma adaptação de uma peça grega para a realidade brasileira.
ResponderExcluir