terça-feira, 20 de abril de 2010

O ROMANTISMO

Fala galera!!

Como vimos na aula de hoje, a professora gilsa falou um pouco sobre o romantismo...mas afinal, o que foi o romantismo???

Romantismo foi um movimento artístico, político e filosófico surgido nas últimas décadas do século XVIII na Europa que perdurou por grande parte do século XIX. Caracterizou-se como uma visão de mundo contrária ao racionalismo que marcou o período neoclássico e buscou um nacionalismo que viria a consolidar os estados nacionais na Europa.

Inicialmente apenas uma atitude, um estado de espírito, o Romantismo toma mais tarde a forma de um movimento e o espírito romântico passa a designar toda uma visão de mundo centrada no indivíduo. Os autores românticos voltaram-se cada vez mais para si mesmos, retratando o drama humano, amores trágicos, ideais utópicos e desejos de escapismo. Se o século XVIII foi marcado pela objetividade, pelo Iluminismo e pela razão, o início do século XIX seria marcado pelo lirismo, pela subjetividade, pela emoção e pelo eu.

* O que você está achando do nosso blog? Está gostando? Dê a sua sugestão, e juntos vamos melhorar cada vez mais o nosso Blog.

postado por: Rayan Paredes

2 comentários:

  1. vocês do grupo deveriam colocar tipo perguntas, desafios, imagens, trechos de cada assunto que forem postando como o antigo grupo fazia.

    ResponderExcluir
  2. Trabalharemos nisso. Mas vocês precisam ajudar também ;}

    ResponderExcluir