terça-feira, 4 de maio de 2010


FALA GALERA!!

Como foi dito na aula de hoje, durante esse bimestre iremos trabalhar o livro "O noviço/ O judas em sabado de aleluia"

Uma das poucas peças de Martins Pena em três atos, O noviço gira em torno da deslealdade de Ambrósio que se casa por interesse com Florência, rica viúva, mãe da jovem Emília, do menino Juca e tutora do sobrinho Carlos, este o personagem principal da peça. O vilão Ambrósio já havia convencido a mulher a colocar Carlos (o noviço) em um seminário. Agora quer também internar Emília em um convento, pois ela se encontra em idade de casar e teria de receber um dote significativo da mãe. Igual destino aguarda o menino que deve se tornar frade. Assim, Ambrósio ficaria com toda a fortuna de Florência.

Usando uma linguagem que se apossa do coloquial da época, sem entretanto cair na vala comum do palavrão ou da obscenidade, o autor também faz um relato linguístico considerável da fala comum da época

* Ambrósio: espertalhão sem escrúpulos, que conta enriquecer a qualquer custo, alegando que os fins justificam os meios;
* Florência: viúva rica e ingênua, mãe de Emília e de Juca.
* Emília: jovem filha obediente, mas que não deseja ir para o convento e sim casar-se com o primo Carlos.
* Carlos: sobrinho de Florência, esperto, ágil, forte, que é internado como noviço da Ordem de S. Bento, mas causa grandes confusões enlouquecendo os padres.
* Rosa: provinciana, primeira mulher de Ambrósio, que veio do Ceará à sua procura.

Entre os secundários, temos: Juca, nove anos, irmão de Emília; Padre-Mestre dos noviços; Jorge, vizinho de Florência; José, criado admitido na casa por Ambrósio.

• Não esqueçam de levar o livro na proxima terça- feira 11/05

postado por: Rayan Paredes

5 comentários:

  1. oi! adorei esse resumo. muito útil para quem ainda não começou a ler o livro porque apresenta bem a história. aliás, a nova equipe está de parabéns! o blog, na minha opinião, está otimo e muito mais bonito =D

    ResponderExcluir
  2. Adorei o resumo,muito bom. e a história também é muito boa,pois critica de uma maneira engraçada,mostrando como era os casamentos daquela época,onde o rapaz se casava pelo poder da riqueza.

    ResponderExcluir
  3. Esse resumo está ótimo. A história é muito boa, pois além de mostrar a situação daquela época,ainda mostra o que a ambição faz, pois Ambrósio ele era ambicioso, só pensava na riqueza de Florência e para isso fazia de tudo para livrar-se de qual quer coisa que impedisse dele colocar as mãos na riqueza dela,porém no final, não deu certo.

    ResponderExcluir
  4. A hitória é muito interessante, apesar de ser uma hitória antiga é muito boa. É uma história que nos deixa com vontade de ler cada vez mais, que nos deixa com vontade de chegar logo ao fim.
    Gostei muito do livro e da história, principalmente das partes onde Ambrósio mostra o seu interesse pelo dinheiro de Florência e também a parte onde ele suborna o filho para que ele vá para o seminário. O livro é muito bom.

    ResponderExcluir
  5. Amei a história do noviço, e ficará ainda mais interessante agora, já que algumas aulas terão a interpretação de algumas cenas. O resumo ficou muito bom! :D

    ResponderExcluir