sábado, 1 de maio de 2010

O Teatro Jesuítico funcionou ou não?

Oi pessoal! Como apresentado nessa semana pelo grupo de Ana Raquel, o Teatro Jesuítico foi uma forma encontrada pelos portugueses de tornar os indígenas "socialmente úteis", e de catequizá-los, para que assim parassem de praticar,principalmente, rituais canibalísticos. Mas aqui vão algumas perguntas: na opinião de vocês, como eram esses teatros? Sendo os indios tão "inocentes" como poderiam entender as peças e ainda assim mudar seu comportamento? E para finalizar, depois de catequisados todos os indígenas (situação hipotética), para Portugal, qual seria a serventia deles?
Comentem!
Postado por: Lucas Mello

4 comentários:

  1. Cocerteza o teatro não era nem um pouco parecido com o que temos hoje, nem no espaço fisico nem nos textos e a maneira como era apresentado. Acredito que as peças eram adaptadas para os indios para que ficasse mais facil para eles entenderem. E como voce mesmo falou, a serventia dos indios depois de caatequizados seria formar uma sociedade util para eles, mas como? Para que trabalhassem sem exigir nada em troca, e fazerem tudo aquilo que nos ja conhecemos.
    Bjs
    Isabelle

    ResponderExcluir
  2. Os índios eram considerados ''inocentes'', pois ele não tinham a ''maldade'' que os portugueses tinham. Apesar de os povo indígena ser muito ''inocente'', eles nunca tiveram contato com outros povos e ficaram encantados com os portugueses que usaram a ''inocencia'' dos indios para ensinar a eles a sua cultura e cataquizalos. E como para os índios era uma coisa nova, algo que eles nunca tinham visto, eles se adimiraram e se interessaram em aprender. Do meu ponto de vista, foi por isso que foi fácil para os portugueses catequizar e ensinar a sua cultura para o povo indígena. Beijos

    ResponderExcluir
  3. na verdade não era a inocencia em si, era a amoralidade dos indios, que para eles, o que eles faziam era algo normal, não que isso seja errado, mas para os portugueses isso não poderia ser certo. O fato de portugal querer catequizar os índios era mais para tentar tornar eles ulteis para portugal, ter um povo socialmente util

    ResponderExcluir
  4. Na minha opinião o Teatro Jesuíta foi útil sim, pois dessa maneira muitos índios foram convertidos e perderam sua identidade cultural, e era esse o principal objetivo dos portugueses. Em relação a serventia indígena, os índios depois de catequizados iriam trabalhar para os portugueses e deixariam de representar qualquer risco, pois viveriam de acordo com os princípios europeus e facilitariam para que os portugueses roubassem suas terras e riquezas.

    JULIANA P.

    ResponderExcluir