terça-feira, 17 de agosto de 2010

Métrica com Junqueira Freire



Olá galera!
Como nossa professora pediu estou postando um poema para que todos possam fazer a divisão métrica, mas antes que tal conhecermos um pouco sobre o poeta? =)
Junqueira Freire




Religioso católico e poeta do século XVIII, o baiano Luís José Junqueira Freire, se destacou como um excelente aluno, em 1849; para fugir da pressão familiar, em 1851, foi para um mosteiro, onde viveu amargurado, revoltado e triste, pois não tinha vocação monástica.
No mosteiro virou professor por se dedicar muito a leitura e poesia. Pediu a secularização em 1853, depois voltou para casa de sua mãe, onde lançou sua primeira autobiografia, em 1854. Pouco antes de sua morte, aos 23 anos, fez publicar seu único livro em vida que intitulou “Inspirações do Claustro”.

Agora sabendo um pouco sobre a vida do poeta
iremos analisar a métrica de seu poema. xD

Teus Olhos

Que lindos olhos
Que estão em ti!
Tão lindos olhos
Eu nunca vi...
Pode haver belos
Mas não tais quais;
Não há no mundo
Quem tenha iguais.

São dois luzeiros,São dois faróis:
Dois claros astros,
Dois vivos sóis.

Olhos que roubam
A luz de Deus:Só estes olhos
Podem ser teus.

Olhos que falam
Ao coração:Olhos que sabem
Dizer paixão.

Têm tal encanto
Os olhos teus!
— Quem pode mais?
Eles ou Deus?

Antes de me despedir hoje, queria me desculpar por uma coisa, eu encontrei um site onde podemos fazer um joguinho para descontrair, mas eu não estou sabendo coloca-lo no blog então vou botar o site para que se vocês quizerem entre para descontrair um pouco ok?
Por hoje é só isso galera ate terça que vem!

Beijos *_*
Com carinho Ingride

4 comentários:

  1. Lindo poema:), mas na minha opinião o autor dá mais valor a criação que ao criador.
    por:Eva Veiga

    ResponderExcluir
  2. Gostei do Poema. O autor compara a perfeição dos olhos a Deus, e isso mostra-nos concretamente que os olhos que ele vê são perfeitos, isso me chamou muita atenção, porque com uma simples comparação, o autor resumiu toda a poesia.

    Lucas Mello

    ResponderExcluir
  3. Esse poema é bastante interessante. Essa poesia é
    maravilhosa,pois o autor retrata bem o que ele quer expressar para nós leitores.
    por: gabriel holanda

    ResponderExcluir
  4. Concordo com todos os amigos acima , pois o poeta descreve os olhos dessa pessoa de uma forma tão perfeita, que ele chega a duvidar de quem realmente eles são , Deus ou o dela. Em relação a beleza dos olhos , eu entendi que o que ele acha belo não é o olho em si , mas o que ele pode representar : "Olhos que falam/
    Ao coração:Olhos que sabem/Dizer paixão." Pois a boca cala , mas os olhos entregam...

    Por: Kalen França.

    ResponderExcluir