quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Vovó internauta

Vovó internauta
© Celso Brasil


Vovó me pediu, então, com estranho ar,

Que lhe ensinasse, na internet, navegar.

Queria os detalhes... onde deveria clicar?

Ensinei desde a entrada até o desconectar.


Depois daquele dia, tudo se alvoroçou...

Nem cafezinho fazia para o pobre Vovô.

De portas fechadas, o dia todo teclava.

Preocupado, Vovô nem mais passeava.


A família, curiosa, queria muito saber

E se perguntavam - Que devemos fazer?

Os dias se passavam... e nada mudava...

Aquilo era rotina. Ela nunca se cansava!


Até que, um belo dia, resolvi lhe perguntar

O que tanto fazia e onde queria chegar?

Vovó, com toda sua calma, me fez entrar.

E de portas fechadas, começou a me contar.


Disse que, na praça, Vovô não devia ficar,

Que ela ficava sozinha e
Negrito o tempo a passar!

Tramou tudo aquilo para o Vovô encucar!
Funcionou, pois ele nem ia mais passear.


Perguntei-lhe o que tanto digitava,

E ela, com um sorriso, disse que poetava

E que, na internet, nem mais entrava.

Perguntei-lhe o que “poetar” significava.


Calmamente, de novo, ela começou a contar

Que escrevia Poemas que falavam do amar...

Dos tempos que, com o Vovô, saía a namorar...

Dos passeios de bonde... dos bosques... do mar.


Leu Poesias bonitas que acabara de escrever.

Textos lindos que faziam a lágrima escorrer.

De repente... um barulho... Eu logo fui ver.

Era o Vovô, curioso, atrás da porta a se esconder.


Com os olhos cheios d’água e vermelhos, entrou

Dizendo ter escutado tudo o que se passou.

Abraçou a Vovó e, com carinho, murmurou

Palavras de apaixonado e ela também chorou.


Com isso, aprendi que tudo na vida acontece

Por causa do amor, porque o amor é uma prece.

Aprendi, também, que a Vovó, além de internauta,

É como as crianças... inteligente e, às vezes, peralta!


Comenta aew galera vlw até a proxima,abraços.

Por: Bruno Teodósio

3 comentários:

  1. Ai que belo , é como se fosse uma descrição com rimas, gostei muito :)
    mas eu tenho uma dúvida se realmente é uma descrição ou poderia ser considerada uma narrativa ?

    Por: Kalen França.

    ResponderExcluir
  2. kkk gostei dessa poesia! Principalmente porque aborda a inclusão digital a idosos de uma forma cômica e romântica.
    Kalen eu acredito que esse poema é uma narrativa, não tenho certeza :S

    Lucas Mello

    ResponderExcluir
  3. Adorei o poema, é lindo demais *-* gostei muito do tema pois é bastante diferente, fala sobre a vovó que decidiu aprender a usar o computador. Hoje em dia, achamos estranho idosos usando computador, mas a tendência agora é essa, idosos caminhando junto com a tecnologia.

    ResponderExcluir