segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Guia de Estudos!

Bom galera, aqui estou eu de novo (Nara Brasil) para fazer algumas postagens juntamente com Cynára e Ingride nesse 4º bimestre , pois o grupo novo esta com alguns probleminhas então resolvemos nos juntar para não deixar vocês desatualizados.
Primeiramente queria dizer que estou muito feliz de voltar a fazer as postagens – mesmo que por um tempo – e que vou fazer o máximo possível para o blog ficar cada vez melhor para vocês... Agora que as apresentações já foram feitas e tudo mais, queria comentar uma coisa muiito importante com vocês que é o “Guia de Estudos”. Talvez vocês estejam perguntando “o que é isso?” Então eu vou responder que: É por onde e como você deve estudar o nosso assunto “Crônicas” para a prova dessa quarta-feira! O primeiro passo que você tem que fazer é pegar todo o material que foi dado do assunto nesse bimestre, depois dar uma boa estudada na lista e nas anotações que foram feitas na sala de aula e ler o capítulo “Situações Embaraçosas” do livro “O Coração Roubado” de Marcos Rey – para você analisar, ver como é que é... – É importante também pesquisar algumas coisas no seu computador para ver algumas curiosidades que podem ser essenciais ou até mesmo pesquisar coisas que você entenda melhor em um site do que em um livro, etc... Pode parecer até besteira dizer isso, mas não é não pessoal, pois muita gente tem dificuldade por onde começar quando vai estudar e aqui ta um guia para você se organizar...
Depois disso tudo queria fazer uma pergunta bastante simples para vocês, que já foi feita muitas vezes em sala de aula; O que é Crônica? E quais são suas principais característica?
Deixem suas respostas e até mais!!

Postado por: Nara Brasil

5 comentários:

  1. Crônica é um gênero literário que tem o objetivo de divertir o leitor e/ou levá-lo a refletir criticamente sobre determinados assuntos do nosso dia-a-dia. A crônica utiliza bastante o humor e a crítica e é normalmente veiculada em jornais. Possui linguagem subjetiva e pessoal e divide-se em três tipos: crônica lírica, na qual o cronista busca flagrantes na conturbada vida urbana, nos sentimentos, na alegria das pessoas, mas hoje em dia é bastante escassa devido à violência; crônica de humor, que tem como objetivo provocar o riso e a crônica-ensaio, na qual o cronista argumenta bastante e diz o que ele concorda e discorda em relação à cultura e à ideologia do país naquele momento. Outro aspecto importante é que a crônica difere do texto jornalístico no seguinte aspecto: o jornalista tem que relatar fatos com exatidão e não pode demonstrar a sua opinião, já numa crônica, o cronista demonstra a sua opinião sobre aquele fato, pois uma das características da crônica é que ela é opinativa. Esses são os pontos principais que eu acho no que diz respeito às crônicas.

    Amanda Gondim.

    ResponderExcluir
  2. A crônica é um texto de caráter reflexivo e interpretativo, que parte de um assunto do cotidiano, um acontecimento banal, sem significado relevante.É um texto subjetivo, pois apresenta a perspectiva do seu autor, o tom do discurso varia entre o ligeiro e o polêmico, podendo ser irônico ou humorístico. É um texto breve e é transmitido por meio de jornais,às vezes revistas e mais recentemente por livros. Os cronistas geralmente utilizam linguagem padrão informal para que seja sempre próxima à linguagem falada e de fácil entendimento. Pode ocorrer o uso de gírias ou palavras informais de uso popular.
    Juliana Martins. 1º "A"

    ResponderExcluir
  3. A crônica é um gênero literário que tem o objetivo de abordar criticamente fatos do nossos cotidiano,e leva o divertimento do leitor dentro de um espaço causando uma certa familiaridade. Podemos encontrar a crônica em jornais, revistas, sites na internet e posteriormente em livros.O texto geralmente é curto e com poucos personagens, pode ser escrito tanto na primeira pessoa como na segunda pessoa com uma linguagem pessoal e objetiva onde o autor mostra suas opiniões e sentimentos em relação ao assunto e emprega geralmente a variedade padrão.O cronista ele não é obrigado a relatar os fatos ocorridos na mesma hora e como diz as belas palavras do famoso escritor Carlos Drummond de Andrade "Sei bem que existem o cronista político, o esportivo, o religioso, o econômico etc., mas a crônica de que estou falando é aquela que não precisa entender de nada ao falar de tudo. "

    Por: Kalen França.

    ResponderExcluir
  4. Primeiramente, muito bom seu guia de estudo Nara, tenho certeza que vai ajudar muito a gente... Bom, crônica,como o pessoal ja falou, é um genero literario que tem o intuito de divertir o leitor e leva-lo a pensar sobre situações do dia a dia. As principais caracteristicas, é que ela tem uma linguagem informal, algumas fazem uso do humor, sempre em 1 pessoa, entre outras...
    Abraços

    Isabelle Sousa

    ResponderExcluir
  5. Concordo com isabelle, foi muito bom mesmo o seu gui da estudo! Acrônica é um gênero misto, em que nõ se há necessidade de um espaço ou tempo complexos, mas há a necessidade d eum fato quotidiano, em que o cronista se baseis para enredar a sua história. A crônica tem como principais características a linguagem acessível e e pessoal, e eralmente utiliza o humor em seus enredos.

    Por: Lucas Mello

    ResponderExcluir