quarta-feira, 31 de março de 2010

Máscaras do teatro grego.

Oi pessoal !
Vocês sabem que o teatro foi uma das formas mais ricas de arte. A encenação das peças gregas eram feitas exclusivamente por atores masculinos. Mas, vocês sabem como eles representavam personagens femininos ? Por meio de máscaras. É interessante lembrar que a vestimenta apresentava variações,entretanto,uma túnica branca comprida, ou uma roupa um pouco mais colorida não ofuscava o principal destaque que eram as máscaras.

- Vejam dois modelos de representações de máscaras onde na primeira foto os homens utilizavam para representar os papéis femininos e na segunda foto uma máscara representando as peças de tragédia.

1- 2- .
Segue um desafio: No teatro dos dias de hoje, as peças são um pouco diferentes. Quais são diferenças do teatro de antigamente para o teatro contemporâneo ?
Até mais!
Kalen França - 1 º A.


11 comentários:

  1. Bem, uma das principais diferenças é que no teatro de antigamente, eram usadas máscaras como podemos observar nas fotos, ja no teatro contemporâneo, não usam-se as máscaras. Outra diferença é que no teatro de antigamente as apresentações eram feitas apenas por homens,caso tivesse papeis femininos,usavam máscaras. Já no teatro contemporâneo, tantos homens como mulheres participavam.Não sei se está certo minha resposta,mas pelo que pude perceber é isso.

    ResponderExcluir
  2. um outro aspecto importante de lembrar, é o local onde eram apresentadas as peças. antigamente eram locais bem diferentes em relação aos dias de hoje.

    ResponderExcluir
  3. Achei interessante quando Gilsa falou que era só um ator a peça inteira, e que ele só trocava de masacaras para expressar os sentimentos do personagem. Ainda bem que mudou hehehehe mais adorei saber como era o teatro antigamente.
    Estou adorando o trabalho do pessoal do blog!

    ResponderExcluir
  4. No teatro de antigamente os atores usavam máscaras,já no teatro de hoje não é normal você ver os atores usando máscaras para representar seus personagens. O teatro de antigamente era composto por apenas um ator que interpretava todos os personagens, já o teatro de hoje é formado por vários atores cada um interpretando seu personagem. Antes as peças teatrais eram feitas em espaços abertos, onde a arquibancada era feita de pedra, mas apesar de tudo a sonoplastia era perfeita, até a pessoa sentada na ultima fileira podia escutar perfeitamente. As peças hoje já são feitas em locais proprios para isso, nos teatros. Eu achei muito legal esse trabalho, pois com ele nós podemos ver as mudanças que aconteceram no teatro ao longo dos tempos.

    ResponderExcluir
  5. outro aspecto interessante é que as peças faziam parte de um festival religioso em honra dos deuses, tanto que a representação teatral teve origem a partir das festas em honra ao deus Dionísio, diferente de hoje.

    ResponderExcluir
  6. Tava dando uma pesquisada e vi que o teatro de antigamente(grego) é meio que um ritual para louvar os Deuses como Atena e Dionísio,as Grandes Dionisíacas , e como disseram era encenado com um único ator e com aparato de máscaras. Com o tempo isso foi mudando, com a introdução de mais atores e assuntos em geral, desenvolvendo e dinamizando o teatro.
    Nara Brasil

    ResponderExcluir
  7. Gente,os comentários estão ótimos. Sinto imensamente que esse espaço proporciona mais o debate que na sala de aula, pois o tempo é ilimitado...
    Procurem incentivar todos a pesquisar, ler, comentar, pois está um barato,kkk
    Ah, apesar de as máscaras terem sido marca registrada da comédia grega, não quer dizer que hoje o teatro não possa usá-las, apenas não faz mais parte de uma tradição.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  8. Acho que seria muito interessante o uso de mascaras no Teatro conteporâneo, pois (direta ou indiretamente) prenderia a platéia, como também daria um certo ar cômico aos Dramas.
    Sobre o uso das máscaras na antiguidade, penso que os gregos foram muito espertos, pois foi uma maneira de mudar de 'personagem' e até 'humor' usando apenas uma pessoa, facilitando assim a vida dos personagens kkk.

    Lucas Mello

    ResponderExcluir
  9. acho que as principais diferenças, sao, as máscaras, a quantidade de atores que varia muito, as mulheres hoje podem participar, os locais, antes eram abertos, hoje sao em locais fechados, e tambem, antes o teatro era 'sagrado', tanto que so os ricos assistiam, e hoje, nem mesmo se fizer de graça, as pessoas vão, e outra caracteristica importante, é que praticamente todas as peças de antigamente, tinham como objetivo fazer alguma critica, e as peças atuais(as raras) normalmente, so contam uma historia.
    bem, pelo que eu saiba, essas sao as principais diferenças! bjj :*

    ResponderExcluir
  10. Como todos já citaram , o uso das máscaras eram o principal diferencial, além do espaço de apresentação que antes era ao ar livre,os temas que eram tragédias,e que todas elas demonstram uma critica de fatos do dia-a-dia grego.Hoje em dias nós não damos tanto valor ao teatro ,nos limitamos muito a cinema , televisão e internet, as modernidades,esquecemos completamente da cultura que conseguiu ultrapassar tantos séculos e continua vivo até hoje.

    Maria Raquel Guedes

    ResponderExcluir
  11. Hoje em dia o teatro não utiliza máscaras, as vestimentas foram mais modernizadas, não há um padrão; antigamente as peças eram apresentadas ao ar livre, hoje já não são mais; durante toda a peça havia apenas um ator e o público era limitado apenas aos mais ricos, hoje é aberto a todos.

    ResponderExcluir