segunda-feira, 29 de março de 2010

Seminarios!!

Ola pessoal! Tudo bem? Hoje foi o inicio das apresentações do seminário sobre " A antiguidade Classica", e ja começamos com "Teatro Grego: Tragédia". E um assunto abordado sobre os alunos que iremos postar aqui foi sobre Ésquilo, conhecido como o pai da tragédia. Sua história mais importante foi " Os sete contra Tebas", escrita em 467 a.C. Algumas curiosidades é que a história original tem 1078 versos, dizem também que ela foi a primeira história a ser retratada com uma pintura no fundo, especificamente as portas do palacio real e a sua primeira apresentação foi feita apenas com dois atores, que faziam todos os papeis da peça.
A história conta a vida dos filhos de Édipo, que após descobrirem que Édipo era filho da sua própria esposa deram as costas a ele, que foi banido da cidade. Édipo com raiva lançou uma maldição neles para que quando os dois crescessem se tornassem inimigos e um matasse o outro. O resto da historia vocês podem conferir no site:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sete_Contra_Tebas
.
E aproveito para abrir um debate sobre o modo em que a história foi escrita (versos), os atores e os cenários. Aproveitem também para falar do que acharam da historia e por que.

PS: Comentem...


Até mais

Isabelle Sousa - 1 ano " A"

5 comentários:

  1. Muito interessante a Historia... E uma coisa interessante sobre as histórias de antigamente é que a maioria delas trazia historias ligadas a Deuses e maldições. E a questão dela ter sido a primeira peça a trazer cénario, que naquela época era bastante importante e que quando não tinha senario ficava conhecida como "exxpressão de formalismo burgues" por ser vazio. Enfim, muito interessante a postagem. Abraços

    ResponderExcluir
  2. só uma correção...thayse, cenário é com C :x
    outro aspecto interessante é que as tragedias gregas na maioria das vezes se tratavam de vinganças.

    ResponderExcluir
  3. Verdade, esses teatros geralmente trata de histórias de deuses, maldições da cultura de seus povos gregos. Outro fato que não podemos deixar de comentar é sobre a questão aqueles dois atores conseguiram fazer uma peça que exigem várias pessoas pra os personagens. Isso era bom para o seu povo,pois incentivava a cultura deles e principalmente a mais apresentações que deram hoje ao nosso teatro,um grande arquivo cultural deles.

    ResponderExcluir
  4. Adoro esses tipos de tragédia,e encontrei um fato interessante sobre o autor Ésquilo que foi o pai da tragédia grega. Por ter sido soldado em várias batalhas, muitas de suas peças possuem uma veia militar. A lenda diz que morreu quando uma águia deixou cair uma tartaruga em sua cabeça careca, pensando que fosse uma pedra. Um fim trágico para quem escrevia tragédias!!! Somente 7 das 90 peças que ele fez restaram ... pobrezinho auhauhau
    Nara Brasil

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito das tragédias e comédias gregas. Pode-se concluir que sem elas o teatro hoje talvez nem existisse, e se existisse, não seria tão magnifico como é!
    Lucas Mello

    ResponderExcluir